Pages

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mandala


A mandala é um amuleto de proteção assim como os protetores de sonhos. São semelhantes e possuem significados parecidos assim como apresenta caracteristicas da mandala.
Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia.
Os ciclos de toda a vida são reunidos em padrões concêntricos. O homem é considerado o microcosmo e, quando concede sua permissão consciente para a suprema energia do universo, ele deliberadamente se harmoniza com o centro,expande-se a consciência e vivencia-se a experiência da percepção.Centro é uma fonte de poder e energia, sabedoria e vida, de eterna irradiação A lei do centro é uma constante nas mandalas.
O circulo e o centro é o começo, como origem, principio de todas as formas e de todos os processos. Observam-se mandalas por toda parte na natureza; na célula, átomos, elétrons, no olho, no fungo, no sol, no cogumelo, na cristalografia, em flocos de neve, no gelo, nas frutas, cristais, minerais e vegetais, nas flores, no corte de uma arvore ou de um galho, na galáxia, nos planetas, no sistema solar, no Universo, no corpo humano , cérebro , chacras, nas conchas, corais, caracóis , no som e etc. Muitas coisas feitas pelo homem também representam mandalas. Por todo o mundo, estruturas sagradas tem esse principio em comum, a exemplo de construções como: pirâmides, templos, mesquitas, pagodes, jardins, cidades, tendas e aldeias indígenas, mapas astrologicos, catedrais, abóbadas, rodas, moedas, bandeiras etc. Na seita Zen, o circulo representa o esclarecimento, a iluminação, simboliza a perfeição humana. No Tao, significa o símbolo atemporal do Tai-chi (yin-yang).
Busquei formas diferentes de produzir uma mandala, uma que achei interessante e com um custo baixo de se produzir são mandalas feitas com cd, no qual deixa o objeto com aspecto iluminador e colorido.

2 comentários:

Pedro Lopes disse...

Legal...
Visite > www.templodosfiltros.webnode.com

Unknown disse...

Lindos trabalhos... E ótimos vídeos também parabéns pelos belos trabalhos
Eu também faço esta artes...esta aqui o link do meu blog
http://michelartesanato.blogspot.com.br

Postar um comentário